História - Início das Pesquisas em Documentos Históricos que Confirmam a Existência dos Nazarenos

Quando chegamos ao quarto século depois de Cristo, nos deparamos com uma declaração de Jerônimo que nos surpreendeu. Se nós sabemos que Jerônimo foi o tradutor da Bíblia para o latim, ao mando do papa Damaso, essa declaração se torna ainda mais significativa. Citamos a seguir a fonte:

Jerônimo, na sua obra De viris inlustribus [A respeito de homens Ilustres], capítulo III, no quarto século, escreveu o seguinte: “Mateus, também chamado Levi, e que de publicano se tornou apóstolo, primeiro de tudo produziu um Evangelho de Cristo na Judéia, na língua e nos caracteres hebraicos, para o benefício dos da circuncisão que haviam crido. Não se tem suficiente certeza de quem o traduziu mais tarde para o grego. Ademais, o próprio em hebraico está preservado até hoje na biblioteca de Cesaréia, que o mártir Pánfilo ajuntou tão diligentemente. Os Nazarenos, que usam este volume, na cidade síria de Beréia, permitiram-me também copiá-lo.” (Tradução do texto latino editada por E. C. Richardson e publicado na série “Texte und Untersuchungen zur Geschichte der Altchristlichen Literatur”, Vol. 14, Leipzig, 1896, pp. 8, 9.)[destaque sublinhado é nosso]

A questão mais importante nestas declarações é a afirmação de Jerônimo, quando ele declara que os Nazarenos lhe emprestaram um volume do Evangelho em hebraico para copiá-lo. Foi a partir desta declaração, neste ponto, que nossa pesquisa histórica teve início. Nossa investigação documentária se voltou para compreender quem eram os Nazarenos. Por que esse Nome: Nazarenos? Por que usavam o Evangelho de Mateus na língua original?

Por que não usavam as cópias de traduções para o grego que já circulavam abundantemente? Qual a origem e procedência dos Nazarenos? Em que eles acreditavam? Por que razão no século quarto, época de Jerônimo se encontravam na Beréia?

As respostas a estas e outras perguntas relacionadas com o Povo de Deus e a Herança do Messias de Israel formaram um panorama histórico surpreendente. Em nossa procura documentária achamos inúmeros fatos e acontecimentos reveladores. Acompanhe os estudos postados neste Blog.