História - Nosso Povo Depois da Destruição de Jerusalém no Ano 70.

A cidade de Jerusalém estava sitiada, Vespaciano tinha cercado a cidade com os exércitos romanos, mas, inesperadamente foi chamado para Roma, pois, o imperador tinha falecido, por essa razão, o próprio Vespaciano foi declarado Imperador. Com a ida de Vespaciano para Roma, o cerco foi levantando e foi esse o momento que os discípulos esperavam, aproveitando a retirada dos exércitos romanos e em cumprimento da advertência que encontramos em Lucas 21.20-21, eles fogem para além do Jordão. As fontes apontam como lugar principal de refugio uma cidade chamada Pella. O Senhor tinha alertado para esse acontecimento o qual se cumpriu.

Vejamos o Comentário de uma Enciclopédia e ver como a história comprova que os discípulos saíram da cidade antes de sua destruição:

“A Comunidade que imigrou de Jerusalém, ao início da guerra de Vespaciano com os judeus, ficou refugiada nas regiões da Galiléia, Judéia e Samaria, ao oriente do Jordão, e ao sul, no Egito, sendo encontrados até o final do século IV na região de Perea na cidade dePella” - Enciclopédia Italiana, Vol. V, página 76, Coluna 4.

Houve de fato uma imigração, para ser mais exatos, uma fugida da cidade, um grupo de pessoas que é designado como: Comunidade, fogem de Jerusalém e se refugiam em várias regiões, em especial na cidade de Pella.

A COMUNIDADE DOS NAZARENOS NA CIDADE DE PELLA

Já sabemos que um pequeno grupo de seguidores do Messias, e, portanto, Messiânicos, que tinham aceitado a fé, antes da destruição final da cidade de Jerusalém pelo general Tito, fogem para várias regiões, mas principalmente para Pella. Vejamos agora como era conhecida essa Comunidade. Citação do livro: História do Judaísmo Antigo, Cyro de Moraes Campos, Edição de 1961, pág. 353.

“Transferiram-se antes do cerco, poucos em número para a cidade de ... Pella ... chamavam-se Nazarenos, e com esse nome puramente evangélico que figuram na história”

É significativo este Documento, pois, comprova as afirmações  feitas nos Documentos anteriores. Note que o escritor de: História do Judaísmo Antigo, ele declara que o Nome de Nazarenos, que a Comunidade na cidade de Pella tinha, é um nome evangélico por natureza e não um nome de alguma seita herética.