O Pensamento e Ensino do apóstolo Shaul (Paulo) em Relação a Israel

Devemos estudar com muita dedicação e atenção a Epístola aos Romanos, em especial o capítulo 11. O que o apóstolo Shaul (Paulo) pensava sobre Israel? Qual era a compreensão do apóstolo sobre o Povo de Deus? Se nosso desejo é nos aproximar cada vez mais da verdade Bíblica, então, nós devemos pensar como Shaul (Paulo) ensinava sobre o assunto. Ele tinha a Fé correta sobre Israel, sabia interpretar corretamente os símbolos.

O capítulo 11 da Carta aos Romanos começa com uma pergunta -- A razão dessa pergunta era porque já naquela época, no tempo no qual Shaul (Paulo) escreveu a Epístola (Entre 57 e 58 depois de Cristo), já circulava a ideia de que Deus tinha rejeitado a Israel. Então o apóstolo refuta, ou seja, rejeita essa ideia absurda. Ele começa com a pergunta que muitos deveriam saber como responder: "Pergunto, pois, terá Deus, porventura, rejeitado o Seu Povo?..." --- O apóstolo está sendo categórico na sua pergunta, e essa resposta é mais ainda é uma certeza absoluta: "De modo nenhum..." Logo a seguir ele argumenta a razão dessa resposta tão clara e objetiva. Ele disse: "Porque (e essa é a razão) eu também sou israelita..."

Algumas verdades merecem destaque neste contexto, e bem fazemos em estar atentos:

(1) --- Na época na qual Shaul (Paulo) escreve a Epístola aos Romanos, Deus tem ainda "Seu Povo", é assim que Paulo escreve ao perguntar se porventura Deus em algum momento rejeitou o Seu Povo?

(2) --- Se Deus tem o Seu Povo, quem é esse Povo? Quando ele argumenta a favor da não rejeição, ele, o apóstolo, se coloca como exemplo, e disse: "Eu também sou israelita"   -- Por favor, perceba que ele, não disse que foi no passado um israelita e agora ele não é mais, ao contrário, ele está mostrando aos romanos que continua sendo um israelita, nunca deixou de ser para se transformar em outra coisa.

Ele está assim destruindo os argumentos que ensinam que quando um israelita se converte agora ele passa a ser outra coisa e abandona sua identidade anterior: Não! Ele continua pertencendo ao Povo de Deus.

Neste texto Paulo, então identifica com toda clareza quem continua a ser o Povo de Deus --- Lembre a frase: "Seu Povo" – Isto é, o Povo que pertence a Deus  --- Nós entendemos, e, compreendemos, ao pensar como 
Shaul (Paulo) pensava, e acreditava, e assim ele escreve, que Deus ainda ama, protege, guarda e considera Israel como Seu Povo.

Tanto é assim, que em Romanos 11.17, ao comparar Israel com uma Oliveira, diz, ensina, e assim ele acredita que os gentios devem ser "enxertados", ou seja, unidos, agregados, incluídos nessa "boa oliveira" que é Israel e assim participar da "Raiz" e da "Seiva". Paulo usa a mesma figura profética que no passado Jeremias também empregou: Uma Oliveira para representar a Israel (Veja em Jeremias 11.16)

Somente quem está "enxertado" participa da Raiz e da Seiva...

Onde você está? Você pensa como muitos pensam que Deus rejeitou a Israel? Ou agora você pensa como Shaul (Paulo)  Está você enxertado na "boa oliveira" que é Israel (Romanos 11.17 e 24) ou está em outra árvore qualquer, plantada por homens?

Reflita, pense, pondere e ore, para que Deus lhe possa dar o entendimento que deu ao apóstolo Shaul (Paulo).