Por que Somos Uma Comunidade Israelita? - Existe Fundamento nas Escrituras para Essa Afirmação do Nome

Acreditamos que a reunião de todos aqueles que estão unidos numa mesma fé, ou, como o apóstolo Shaul (Paulo) escreve em  1ª Coríntios 1.10, os que estão "unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer" formam uma "Comunidade".

Podemos encontrar algum texto de apoio nas escrituras que demonstre que os primeiros seguidores do Messias formavam uma Comunidade? Sim, existem essas provas:

Veja o texto que encontramos em Atos 6.2 -- "Então, os doze convocaram a Comunidade dos Discípulos...”  Bíblia Versão Revista e Atualizada.

Considere com atenção a explicação do contexto histórico deste texto acima: Todos os membros da Comunidade, aqui chamados de “Discípulos” foram convocados para determinar as diretrizes a ser tomadas em relação com a eleição dos diáconos. Você deve guardar em sua memória o fato: Quem foi convocada para essa reunião? Resposta: A “Comunidade”, ou seja, a totalidade dos “discípulos”.

Após eleitos os sete homens para ocupar esse encargo como diáconos, veja o texto a seguir:

O parecer agradou a toda a Comunidade...” Atos 6.5 – Isto significava que todos os membros/discípulos estavam de comum acordo e não havia divergência de opinião.

Assim, temos uma distinção entre os que convocam e os convocados:

Autoridade para convocar: Os Doze, os apóstolos.

Os que obedecem à convocação: A Comunidade.

Ainda em Atos 15.30 lemos: “Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a Comunidade, entregaram a epístola”  Versão Revista e Atualizada.

Explicação do contexto histórico:

Era necessário determinar as diretrizes para a inclusão dos gentios na Comunidade, e depois de chegar a um acordo aprovado por todos, escreveram uma carta, ou epístola, para que essa determinação fosse conhecida também por quem não participou dessa reunião.

A semelhança de Atos 6, na eleição dos diáconos, também houve aqui um “pleno acordo” (Atos 15.25), ou seja, todos estavam num mesmo pensamento, num mesmo parecer e opinião, não havia discórdia e nem divergências.

Somos uma Comunidade de Fé, o que significa que temos uma fé em comum, que é igual a todos, como se encontra em Efésios 4.5 – “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos...” Desta fé que nos é comum, todos participamos. Por ser assim, entendemos que a Fé como “Doutrina” deve ser um modelo de obediência:

Crescia a Palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à ” Atos 6.7.

Por que uma Comunidade Israelita?

Nossa compreensão começa com a leitura atenta de Efésios 2.12.

"Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da Comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo"

O apóstolo Paulo está falando aos gentios (verso 11), e lhes lembra as duas condições: O antes e o depois da conversão.

O antes, “naquele tempo”, quando não eram convertidos, os gentios estavam sem Cristo, não conheciam o Messias e Salvador. Antes eram estranhos às alianças da promessa, não entendiam que Deus tinha estabelecido várias alianças com Seu Povo, e, portanto, não participavam delas. Antes não tinham esperança, nada esperavam do futuro, nem vida eterna e nem galardão. Antes estavam sem Deus no mundo, completamente desamparados.

Porém, neste verso de Efésios 2.12 se encontra uma frase que poucos prestam atenção: Os gentios, antes da conversão estavam na triste condição acima descrita, e isso por uma razão, eles estavam "separados da Comunidade de Israel". Isto significa, então, que após a conversão, os gentios não poderiam mais continuar separados, distantes, estranhos ou excluídos da Comunidade Israelita, eles deveriam agora estar incluídos, participando dessa Comunidade.

Assim era a compreensão apostólica. Por quê? Porque de acordo com as palavras de Paulo; "Deus não rejeitou a Israel" -- Romanos 11.1-2. Israel, na época de Paulo, então, ainda era povo de Deus, e os gentios deveriam ser enxertados nessa "oliveira" (Israel) e assim participar da raiz e da seiva dessa oliveira simbólica que nunca deixou de ser israelita (Romanos 11.17).