Restauração da Fé Israelita

A Restauração da Fé Israelita é uma Fé que pode ser expressa como um princípio espiritual que tem suas raízes nos apóstolos e nos seguidores de Yeshua. No seu desenvolvimento histórico se fundamenta na fé dos patriarcas, dos reis e profetas e que finalmente teve seu perfeito cumprimento na primeira vinda de Yeshua.

Porém, Com essa vinda muitos dos israelitas da época em parte ficou “endurecido” isso de acordo com as palavras de Shaul (Paulo). – Romanos 11.5-7

A parte “endurecida” de Israel continuou na prática da religião judaica e rejeitou o Mashiah (Messias) e o Novo Pacto de YHVH com Seu povo.

Enquanto que a parte fiel, que aceitou o Mashiah (Messias) é chamada de “remanescente” ou “resto”, o que sobrou. Este “remanescente” de israelitas que aceitaram Yeshua como o Mashiach (Messias), eles são os fieis que formaram a Kehilah (Comunidade Israelita) do primeiro século.

Esta clara distinção entre israelitas endurecidos e o remanescente fiel está expressa de forma irrefutável em Romanos 11.5-7

Sobre a formação inicial da Comunidade de seguidores de Yeshua, a informação histórica mais importante se encontra em Atos 8.1 que informa sobre a perseguição sofrida pela Comunidade de Jerusalém, todos foram dispersos com “exceção dos apóstolos”. Isto significa que os apóstolos permaneceram na cidade de Jerusalém mesmo em face da perseguição.

Logo a seguir em Atos 11.19 aprendemos que todos os que foram dispersos por causa da morte de Estevão anunciavam o Evangelho “somente aos judeus”. Por que somente aos judeus? Porque no início a Comunidade era composta apenas de israelitas fieis. Estes continuaram na “oliveira” a árvore que foi o símbolo da Comunidade, um símbolo de Israel - Yirmeyahu - (Jeremias) 11.16. Os fieis reconheceram em Yeshua o Mashiach Yohanan (João) 1.45. Isto significa que os que rejeitaram o Mashiah (Messias) são os ramos quebrados, retirados da “Oliveira”, assim entendemos, como também acreditava o apóstolo Shaul (Paulo), que O Eterno não arrancou a árvore simbólica, mas Ele a purificou.

Somente depois com a conversão de Cornélio e o ministério de Shaul (Paulo) aos gentios, eles, os gentios são “enxertados” nessa Oliveira (A Comunidade). Romanos 11.17.

Portanto, não há motivo para colocar o cristianismo em situação superior ao povo de Israel, é errado afirmar que o cristianismo deve ser considerado separado e distinto de Israel.

Romanos 11.1-2 nós ensina que YHVH não rejeitou seu povo, nas palavras de Shaul (Paulo), ele argumenta que se O Eterno não rejeitou Israel, então, ele continua sendo o povo de YHVH.

Pense nisto: Se Israel em tempos de Shaul (Paulo) era ainda o povo de YHVH, em que momento da história deixou de ser? Então...

É errado afirmar que a Igreja (composta por gentios) substituiu Israel no plano da salvação e que os discípulos de Yeshua deixaram de ser israelitas para se transformar em outra coisa.

A Restauração da Fé Israelita ensina que Yeshua veio cumprir as profecias, símbolos, sombras e figuras do Velho Pacto (Antigo Testamento), e com isso purificou a “oliveira”. Quando ensinamos que os gentios são “enxertados”, unidos, agregados ou acrescentados na “oliveira” (Israel), estamos ensinando que os gentios compartilham das bênçãos do Eterno dadas a Israel, pois, “os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus” Romanos 15.26-27.